13.8.09

novas cidades invisíveis: escondida

A esta pequena aldeia só se chega por trem. Escondida se encontra encravada numa grande cadeia montanhosa. Tudo em sua volta é verde.


Quando se chega a Escondida tudo se torna fácil. Suas ruas simetricamente esquadrinhadas, revelam casinhas avermelhadas onde moram poucos hoje. Toda esta paz é alterada uma vez por ano por um festival de danças e músicas.


Esta é uma aldeia antiga, construída por bárbaros bretões, juntamente com a ferrovia. Toda a vida deste lugar gira ao redor do grande relógio da estação, do clube de dança e de pequenos pubs.


No cair da tarde, Escondida revela o porquê de seu nome. Uma densa neblina cai sobre a aldeia e tudo, como num encantamento, desaparece. Viajantes e andarilhos que passaram por estas paragens afirmam que junto com a neblina surgem fantasmas, antigos habitantes do lugar. Afirmam também ser possível ouvir o som de uma gaita de fole vindo de todos os lados.


Caro viajante, ao passar por Escondida tome muito cuidado. Lendas locais afirmam que muitos forasteiros nunca mais retornam a suas casas com a chegada desta misteriosa neblina. Afirma-se também que, nos umbrais da noite, um estripador ronda cada viela procurando novas vítimas.