9.4.12

[alhures]...günter grass e a intocabilidade israel

O sítio Brasil247 publicou, na última quinta-feira, um artigo (É proibido criticar Israel?) sobre a repercussão de um novo poema de Günter Grass, escritor alemão ganhador do Nobel de Literatura de 1999. A querela que se instaurou, por conta desse poema, se dá pelo fato de Grass afirmar que está "cansado com a hipocrisia do Ocidente" que se cala diante da beligerância de Israel.
Há algum tempo Grass é fonte de polêmicas e de acusações de antissemitismo. Seu passado nazista, durante a juventude, já foi trazido à tona. No entanto, ele não se considera contrário aos judeus, suas críticas destinam-se a um Estado que desestabiliza uma região com seu arsenal nuclear. Ele já pode ser considerado persona non grata em Israel e em vários círculos sociais.
Mas, afinal de contas, não se pode criticar o Estado de Israel sem ser imediatamente acusado de antissemitismo? Será que Israel (por conta de seu escudo de sofrimentos no passado) não pode ser questionada?
Criticamos os EUA, a Rússia, a China, o Papa, o Dalai Lama, o Irã, a Pápua-Nova Guiné... e não podemos falar nada sobre Israel?
Isso merece uma reflexão...